APRESENTAÇÃO

 

Sinal verde para a nova ISO 45001: A versão DIS da norma foi aprovada

O termo DIS significa Draft of International Standard. Nesta versão, a norma já tem maior estabilidade e as mudanças passam a ser bastante pontuais. A ISO orienta que a partir deste momento, já é possível iniciar o processo de implantação dos Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional das empresas. A ISO DIS 45001 está sendo analisada e comentada no mundo todo. A partir de agora, a equipe responsável pela revisão da norma está fazendo os ajustes finais.

A norma foi elaborada no ISO/PC 283 (Comitê de Projeto da ISO) que é estabelecido quando há uma necessidade de elaboração uma Norma Internacional sobre um tópico específico que não se enquadra no âmbito de aplicação de um TC (Comitê Técnico) existente. Comitês de projeto são dissolvidos uma vez que a norma tenha sido publicada. O ISO/PC teve a  participaçao de 65 países membros e 13 países observadores, mas infelizmente o representante do Brasil a Associação Brasileira de Normas Técnicas não participou, porém os instrutores do IBQI tiveram acesso ao DIS e informações sobre as tendências da ISO 45001através do representante de Portugual o Instituto Português da Qualidade - IPQ.

A previsão para aprovação da ISO 45001:2016 é outubro de 2016. A regra de transição para os que possuem sistemas de gestão com base na OHSAS 18001 não está clara, mas segundo informações não oficiais, será estabelecido um prazo de transição em que a OHSAS 18001 e ISO 9001:2015 irão conviver.

O SEMINÁRIO

 

O que é o I Seminário sobre a Norma Internacional ISO 45001 – Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional?

É um seminário que proporcionará ao participante conhecer a estrutura da nova norma através de especialistas brasileiros com conhecimento internacional. Pois com a chegada da Norma ISO 45001 novas visões sobre a área de Segurança e Saúde Ocupacional encontrará novos debates, novas discussões e aspectos que antes não eram discutidos na antiga Norma OHSAS 18001:2007.

Dentre os objetivos do I SEMISO, a organização do evento deseja criar um ambiente de discussão, atualização e aprimoramento dos conhecimentos dos profissionais da área de sistemas de gestão de segurança e saúde ocupacional, incentivando pesquisa científica, ensejar discussões técnico-científicas entre os participantes, integrar os profissionais do Brasil e fomentar a importância desses profissionais através do reconhecimento e premiação. O público de interesse envolve técnicos, engenheiros, pesquisadores, advogados trabalhistas, acadêmicos de áreas afins, e demais profissionais que atuam nas áreas de sistemas de gestão de segurança e saúde ocupacional.

Cabe ressaltar que o SEMISO 45001 será realizado em um importante centro de importância acadêmica, a PUC-Rio, QUE  conta com amplas e modernas instalações em seu auditório, proporcionando aos participantes toda a infraestrutura e conforto necessários para desfrutar da nossa ampla programação composta por palestras, painéis e espaços para questionamentos aos palestrantes. Sendo assim, faremos da sua participação, neste Evento uma experiência repleta de conhecimentos através das trocas que seão porporcionadas neste ambiente.

PROGRAMAÇÃO

A

B

E

R

T

U

R

A

9 h às 9h50minCredenciamento

9h50min às 10h – Abertura - Professor Alex Machado – Diretor Administrativo da Northcom  

10h às 10h15 min - Boas Vindas – Professor Bruno dos Santos – Presidente do IBQI

 

MESA

 

I

10h 15min às 10h 35min (MESA I) - A nova Norma ISO 45001 e a Visão da Indústria - D. Sc. Paulo Carvalho – SENAC e IBQI    

10h 35min às 10h55min - Relação entre as normas de sistemas de Gestão e a norma nova ISO 45001 e o Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade – M. Sc. Ana Júlia Ramos – Inmetro

10h 55min às 11h 15min - A norma nova ISO 45001 e a Visão da Acadêmica – D. Sc. Rogério do Valle – UFRJ/COPPE

11h 15min às 11h 40min - Abertura para perguntas e mediação, 

11h 40min às 12h - Homenagem

ALMOÇO

12h às 13h 30min- Intervalo para almoço

P

A

I

N

E

L

13 h 30min às 14 h 10min (PAINEL) – A Consultoria com a chegada da nova ISO 45001 – Consultores: Engenheiro - Evandro Conseza – Diretor na Quality Assurance, Professor – Jadir dos Santos –Diretor Técnico da JPE Consultoria e Professor Bruno dos Santos – Presidente do IBQI

14 h 10min às 14h 40min - Abertura para perguntas e mediação

M

E

S

A

I I

 

14h 40min às 15 h 20min A nova ISO 45001 e a Gestão de RiscoD. Sc.Gerardo Portela – Petrobras

15h 20 às 15h 45minAbertura para perguntas e mediação

ENCERRAMENTO

15h 45min às 16h – Encerramento do Evento.

COFFEE CLOSURE

16h às 16h 30 minCoffee Closure e Entrega dos Certificados.

PALESTRANTES

Paulo Carvalho:  Doutor e Mestre em Engenharia de Produção pela UFRJ. Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho - PUC-RJ. Graduação em Engenharia Mecânica pela PUC-RJ. Formado em Técnico em Mecânica pelo CEFET-RJ. Gerente de SMS e Conformidade na MODEC do Brasil. Especialista em Indústria de Petróleo e Gás (Upstream e Downstream), Conformidade Regulatória, Startups, Planejamento Estratégico de Negócios, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de QSMS, Sistemas Integrados de Gestão (QSMS), Modelos de Excelência (Fundibeq e EFQM), Gestão de Processos de Negócio. Professor da pós-graduação da FATEC e Instrutor em gestão e auditoria na área de Saúde e Segurança do Trabalho do Instituto Brasileiro da Qualidade e Inovação – IBQI.

 

Ana Nascimento:  Mestre em Sistemas de Gestão pela UFF, MBA Total Quality Management pela SIDA - Suécia, MBA em Sistema de Gestão pela Qualidade Total pela UFF, Graduada em Física pela Faculdade Souza Marques e Formada em Técnica em Mecânica pelo CEFET-RJ. Pesquisadora Tecnologista em Metrologia e Qualidade do Inmetro, avaliadora e auditora-líder, coordenadora e instrutora do Curso de Formação de Auditor-Líder do Inmetro reconhecido pela OPC Abendi/RAC, lecionou no mestrado profissional do Inmetro, na graduação e pós-graduação da FATEC e por 10 anos na graduação e pós-graduação da Universidade Estácio de Sá no departamento de Engenharia. Membro dos grupos de estudo das normas da ABNT/CB 25 das ABNT NBR ISO 19011, 9001, CEE-111 da NBR 16001, 16003 e do PC 288 da norma Internacional de Educação. Instrutora em gestão e auditoria nas áreas da qualidade e responsabilidade social e do Curso de Formação de Auditor-Líder do Instituto Brasileiro da Qualidade e Inovação – IBQI.

 

Rogério de A. B. do Valle: Doutor pela Universite Paris V (Rene Descartes), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Graduado em Engenharia Mecânica e de Automóveis pelo Instituto Militar de Engenharia. Professor Titular do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ, onde coordena o SAGE (Laboratório de Sistemas Avançados em Gestão da Produção), laboratório no qual a Engenharia de Produção interage com Biotecnologias e Química Analítica. Suas duas principais áreas de interesse são a Avaliação da Sustentabilidade do Ciclo de Vida e Modelos multicritérios de tomada de decisão. É autor e organizador de vários artigos científicos e livros, entre estes? Logística Reversa processo a processo&quot, Editora Atlas, 2014. Dentre os projetos que atualmente coordena, destacam-se a Avaliação da Sustentabilidade dos Jogos Rio2016 para o COI e o programa da COPPE de Treinamento em Relatórios de Sustentabilidade certificado pela Global Reporting Initiative (GRI), além de outros sobre ACV com a Halliburton, Embrapa e Braskem.

 

Gerardo Portela da P. Junior: Doutor em Gerenciamento de Riscos e Segurança Offshore pelo Departamento de Engenharia Oceânica da COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro, com etapas na California State University - USA (Fatores Humanos) e na University of Strathclye - Glasgow, Escócia (Escape e Abandono). Mestre em Gestão Tecnológica e Qualidade. Especializações em Engenharia Nuclear (Operador de Reator Nuclear de Potência e de Pesquisa), Engenharia Offshore (Projetista de Sistemas de Segurança para Plataformas de Petróleo), Engenharia Industrial (Construção Naval, Siderurgia), Engenharia Mecânica (Construção e Montagem de Sistemas de Segurança Aeroportuária). Formado em Técnico em Mecânica pelo CEFET-RJ. Professor da UFRJ COPPE nos cursos de Pós Graduação de Segurança Offshore, Professor de Fatores Humanos e Confiabilidade Humana na Universidade Petrobras.  Efetiva atuação profissional no mercado de engenharia há mais de 30 anos nas áreas de Gerenciamento de Riscos, Fatores Humanos e Gestão Tecnologica.

 
 

SOBRE A ISO 45001

O QUE É ISO?

ISO é a sigla de International Organization for Standardization, ou Organização Internacional para Padronização, em português. A ISO é uma entidade de normalização, e foi criada em Genebra, na Suíça, em 1947.

A ISO tem como objetivo principal elaborar normas internacionais em várias áreas. No Brasil, a nossa representante na ISO é a Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.

O QUE É ISO 45001

ISO 45001 é uma norma internacional que especifica requisitos para um sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional , com a orientação para a sua utilização , para permitir uma organização para melhorar proativamente o desempenho da SST na prevenção de lesões e problemas de saúde.

 

ISO 45001 se destina a ser aplicável a qualquer organização , independentemente do seu tamanho, tipo e natureza. Todos os seus requisitos se destinam a ser integrado no próprio processo de gestão de uma organização.

 

INFORMAÇÕES GERAIS

SOBRE O CAMPUS  DA PUC

O evento ocorrerá no Campus da PUC-Rio, mais especificamente no Auditório do RDC. Cabe destacar que o local onde será realizado o I SEMISO 45001 possui uma integração da exuberante e densa vegetação tropical com as construções que compõem o campus da Universidade. Isso reflete o respeito à natureza como um dos princípios éticos de quem prima pela busca do bem comum.

Dentro do Campus há estacionamento e opções variadas para almoçar, lanchar e descançar no intervalo do evento.

O AUDITÓRIO DO RDC

O Auditório RDC oferece total infraestrutura e recursos tecnológicos para realização o evento do I SEMISO 45001. Equipado com mobiliário e revestimentos modernos, sua concepção foi inspirada em um universo de design, oferecendo sofisticação, conforto e requinte para eventos corporativos e sociais.

Sua localização privilegiada, dentro de um dos melhores campos universitários da América Latina, no coração da Zona Sul do Rio de Janeiro, possibilita acesso fácil a partir de grande parte da cidade. 

ESTACIONAMENTO

O estacionamento rotativo para alunos e visitantes localiza-se na Rua Pe. Leonel Franca, antes do portão principal de acesso à PUC-RIO. O valor cobrado é de R$ 10,00 (dez reais) e deve ser efetuado no guichê da Prefeitura do Campus que fica na Ala Frings do Edifício da Amizade.

Os usuários de bicicletas e motocicletas podem estacionar dentro do Campus, próximo ao portão de entrada da Rua Pe. Leonel Franca.

RESTAURANTES

A organização do I SEMISO preparou uma lista de restaurantes no Campus da PUC-Rio para opções de almoço:

Mr. Ali : Localizado nos pilotis do edifício Cardeal Leme, a cafeteria tem opções saudáveis. No almoço serve saladas personalizadas, quiches, e salgados com opções vegetarianas, frutas e chás.

Bandejão: No subsolo do edifício Frings fica o bandejão da PUC. Administrado pela empresa Sodexho, por um preço fixo você pode se servir o quanto quiser. Oferece três opções de cardápio, uma tradicional, massas e outra light. A bebidas e sobremesas estão incluídas.

Couve - flor: Localizado no edifício Leonel Franca, perto do bosque, o restaurante eleito por vários anos o melhor quilo da cidade e conta com um cardápio variado de saladas, pratos quentes, grelhados e massas feitos na hora, além de uma vasta opção de sobremesa.

Na Medida: Localizado nos pilotis do edifício Cardeal Leme, o restaurante tem opções de saladas, quiches, sanduíches e massas.

Eruditos Café: Localizado nos pilotis do edifício Cardeal Leme, a cafeteria é famosa pelo seu cookie. Serve também pão de queijo, salgados e crepes.

Gourmet do Campus: Em frente à igreja Sagrado Coração de Jesus, o restaurante Gourmet  serve partos feitos bem servidos. O menu é variado.

Fast Way: Localizado nos pilotis do edifício Kennedy, a lanchonete oferece, além de salgados, a opção de montar o seu sanduíche. No anexo funciona o Japa way, de comida japonesa.

Bar das Freiras: Localizado nos pilotis do edifício Cardeal Leme, o restaurante serve prato feito, onde o cliente escolhe a quantidade. Há sempre mais de uma opção de prato.

MAPA DO CAMPUS

Couve-flor
Gourmet
Entrada principal
Estacionamento
Bandejão
Fast way
Na Medida
Eruditus
Auditório do RDC
Bar das Freiras
Mr. Ali

LOCALIZAÇÃO DA PUC-RIO 

REALIZAÇÃO, PATROCÍNIO E APOIO

REALIZAÇÃO

IBQI: O Instituto Brasileiro da Qualidade e Inovação tem como objetivo implantar as teorias de sistemas de gestão  inovando com foco na melhoria, interação de pessoas e organizações através da conscientização da visão sistêmica, da sustentabilidade e do conhecimento organizacional para o desenvolvimento sustentável.

Para saber mais clique aqui

PATROCINADORES

Quality Assurance: A Quality Assurance é uma empresa sólida e experiente que esta sempre se atualizando e buscando as melhores soluções para proporcionar ao seu cliente o que há de Consultoria e Gestão. A Quality Assurance trabalha com diversos sistemas de gestão buscando atender as demandas e necessidades dos seus cliente contribuindo para a sua excelência. Para saber mais clique aqui

JPE : A JPE Segurança do Trabalho é uma empresa formada por profissionais que atuam no mercado de trabalho com sólido conhecimento na área de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, focando na garantia do atendimento eficaz aos seus clientes e parceiros, orientando e direcionando o cumprimento das Normas do Ministério do Trabalho, as Instruções Normativas da Previdência Social, as Leis Ambientais e as demais Legislações vigentes. Para saber mais clique aqui

APOIO

NORTHECON : é uma empresa de consultoria, cursos, treinamentos e palestras nas áreas da qualidade total, segurança do trabalho, saúde ocupacional, meio ambiente, responsabilidade social e sustentabilidade (QSMSRS). Parcerias criadas ao longo dos anos com empresas nas áreas da medicina ocupacional, contabilidade e gestão de obras, possibilitaram o fornecimento de serviços de qualidade e excelência para os nossos clientes. Para saber mais clique aqui

INSCREVA-SE

TAXA DE INSCRIÇÃO

Até 26/072016

Após 26/072016

Participantes 

R$ 160,00

R$ 185,00

* VAGAS LIMITAS *

* Após o envio do formulário de inscrição será enviado o boleto bancário. Após o pagamento será enviado um e-mail de confirmação de inscrição no evento.

INFORMAÇÕES

Telefones
 
(21)3429-9058 / 98230-2240

INSCREVA-SE

TAXA DE INSCRIÇÃO

Até 26/072016

Após 01/08/2016

Participantes 

R$ 160,00

R$ 185,00

* VAGAS LIMITAS *

* Após o envio do formulário de inscrição será enviado o boleto bancário. Após o pagamento será enviado um e-mail de confirmação de inscrição no evento. Boletos recebidos antes de 01/08/2016 devem ser pagos até esta data. Caso contrário serão emitidos novos boletos com valor referente a R$ 185,00. 

INFORMAÇÕES

Telefones
 
(21)3429-9058 / 98230-2240
 

Copyright © 2015 por IBQI. Criado por SSOLUCOES