top of page

O IBQI tem recebido vários questionamentos sobre o reconhecimento do curso de Formação de Auditor Líder então resolvemos transformar os questionamentos em uma publicação e compartilhar com todas as partes interessadas

Quem é o IBQI?

Esta é uma das primeiras perguntas que respondemos na opção "Quem Somos" aqui do nosso site. Mas devido a grande quantidade de perguntas, informamos de forma mais objetiva que o  IBQI é uma organização formada por profissionais do mercado e acadêmicos. Porém, apesar da vasta experiência de sua equipe dentro do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade – SBAC, Sistema Brasileiro de Normalização – SBN e fóruns internacionais o IBQI é uma organização jovem criada através da visão empreendedora do seu presidente que tem seu curso de Auditor Líder desenvolvido com base nos requisitos do International Personnel Certification Association – IPC.

Qual a origem do reconhecimento dos cursos de formação de auditor líder? 

Em 1995 foi criado o Internacional Auditor e Certificação de Formação Association (IATCA) com objetivo de formular sistemáticas de dar mais credibilidade a formação de auditores de sistemas de gestão da qualidade e ambiental e certificações de sistemas de organizações.

No Brasil o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) através da Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) acreditava os Organismos de Treinamento (OTC) de cursos de Formação de Auditores Líderes de Sistemas de Gestão da Qualidade e Ambiental e os organismos de Certificação de Pessoas (OPC) para certificação/registro – emissão de carteira de auditor líder (ex.: Irca do Reino Unido, na época CIC/RAC do Brasil , RAB dos Estados Unidos da América e outros.

Em 2003 as normas de sistemas gestão expandiram-se para vários tipos então o IATCA para adaptar-se à necessidade do mercado para a certificação de profissionais em uma variedade de categorias, o papel e o nome foi mudado em Chicago de 2003 para Associação Internacional de Certificação de Pessoal (IPC).

Em 01 de maio de 2003 foi publicada a primeira edição da ISO / IEC 17024 - Avaliação da conformidade – Geral requisitos para os organismos que gerem certificação de pessoas, descrevendo requisitos que os Organismos como exemplo Irca, RAB, e no Brasil o CIC/RAC passou a ser Abendi/RAC deveriam atender, e solicitar a acreditação a organismos como o Inmetro.     

Qual é a principal atividade do Internacional de Certificação de Pessoal (IPC)

A principal atividade da IPC é desenvolver sistemas de certificação para os profissionais. O foco do IPC é a certificação de pessoal. IPC não é um organismo de certificação. Todas as atividades relacionadas com o exame e certificação são executadas por membros do Acordo Multilateral IPC (MLA).

Quais são os membros efetivos, parceiros executivos, associados e membros honorários do Internacional de Certificação de Pessoal (IPC)

Membros efetivos - Abendi/RAC do Brasil, China Certificação e Acreditação Association, Certificazioni Di Parte Terza – CEPAS da Itália, DGQ - Deutsche Gesellschaft fur Qualitat eV da Alemanha, Exemplar Global, STAREGISTER e TRA Certificação Int'l  dos EUA, Norsk Sertifisering AS da Noruega,  PECB - Avaliação Profissional e Conselho de Certificação do Canadá, Qualidade Áustria - Treinamentos, Zertifizierungs und Begutachtungs da Áustria, Thai Standards Institute industrial da Tailândia.

Parceiros Executivos - EOQ da Bélgica

 

Associados - LSP PLN USUÁRIO da Indonésia, Training System and How limited Certifying Staff do Reino Unido e Technical Regulation Association da Rússia.

 

Honorário – TAF - Taiwan Accreditation Foundation de Taiwan

No Brasil o Inmetro partir de 02/01/2006, não mais acredita Organismos de Treinamento (OTC). Esta decisão foi tomada, em virtude da necessidade de adequação à norma ABNT NBR ISO/IEC 17011: 2005, conforme diretriz do Conmetro e em atendimento aos requisitos dos Acordos Internacionais de Organismos de Acreditação.

Porque nossa opção de reconhecimento pelo OPC Abendi/RAC e não pelo International Register of Certificated Auditors (IRCA) ​do Reino Unido?

O OPC Abendi-RAC​ no Brasil é acreditado pelo Cgcre/INMETRO é totalmente nacional e membro efetivo da Associação Internacional de Certificação de Pessoal (IPC).

O que é o reconhecimento/certificação/qualificação de organismos de treinamento?

O processo de reconhecimento/certificação/qualificação é um requisito da ISO / IEC 17024 - Avaliação da conformidade – Requisitos Gerais para os organismos que gerem certificação de pessoas, que os OPC como Irca, Abendi/RAC e outros devem atender, os organismos usam a palavras “reconhecimento/certificação/qualificação” de cursos porque utilizam como critério procedimentos internos dos OPC pois não existe uma norma de requisitos como uma norma “ISO” para certificar cursos.

O reconhecimento/certificação/qualificação é uma opção comercial feita pelo organismo de treinamento através de política interna, pois não existe exigência para tal dentro do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade - SBAC ou em qualquer sistema de outros países que fazem parte do IAF.

O que é o reconhecimento/certificação/qualificação do curso de formação de auditor líder para o aluno do curso?

Primeiro a credibilidade de um curso que atende aos critérios do Organismo de Certificação de Pessoas que futuramente o aluno poderá ser certificado como auditor e receber uma carteira de auditor, mas que somente avaliará a documentação necessária e não o desempenho na atividade de auditoria.

Ao escolher um curso com  reconhecimento/certificação/qualificação por um OPC estrangeiro se entende  que sua opção de certificação será com este organismo e os custos geralmente são na moeda do país desse organismo.

bottom of page