top of page

APRESENTAÇÃO

Apresentação

A QUESTÃO DA ÁGUA NO PLANETA: UM PROBLEMA QUE AFETARÁ TODOS NÓS

A água, como todos sabemos, é o elemento promordial para que a vida na terra seja mantida. Inúmeros institutos apontam a água como elemento indispensável para que a existência de todos nós seja mantida. Um exemplo que aponta para a afirmação anterior é o relatório da ONU, de 2015, que afirma que a escassez de água afetará dois terços da população mundial em 2050. Podemos entender que desta forma  a existência da vida humana esta condicionada ao mantenimento de água potável. 

Inevitavelmente estados brasileiros como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e outros que antes nunca sofreram com a questão do racionamento de água, encontram-se situações que ocasionam limitações que interferem de forma negativa na vida de seus habitantes. Inúmeras restrições e propagandas são expostas diariamente para que a consciência seja maximizada e a água melhor aproveitada.

Desta forma, o trabalho e a dedicação para garantir a sustentabilidade do planeta terra são necessários para que matenhamos a água e a segurança alimentar em nosso planeta. Algumas medidas que podem amenizar o problema da água e contribuir na reversão deste desta possível situação que o relatório da ONU aponta. Uma delas pode ser realizada a partir deste curso que visa apresentar formas de aproveitar as águas da chuva e otimizar custos e sustenabilizar a sua edificação.

OBJETIVO

O objetivo será de esclarecer sobre esta prática que é uma tendência não somente nas grandes empresas mas condomínios empresariais e residenciais. Serão apresentados benefícios e vantagens a partir desta prática e aspetos materiais que podem contribuir para estruturação da prática. 

- As leis estadual e municipal do Rio de Janeiro que determinam o aproveitamento das águas da chuva nos empreendimentos;

- Norma brasileira define critérios para tal; 

- O encarecimento e a possibilidade de racionamento da água potável estimulam o reuso; 

- Nesse contexto, a curso apresenta os  aspectos pertinentes ao aproveitamento pluvial.

INFORMAÇÕES GERAIS

O SEMINÁRIO

EMENTA DO CURSO

– Escassez de água

– Tarifas e perspectivas de aumento

– Legislação e normas

– Usos da água

– As possibilidades de reúso

  • das águas cinzas e águas negras

  • a opção pelas águas pluviais

–  Usos das águas pluviais

– A certificação e os benefícios advindos do aproveitamento das chuvas

– Os fatores de decisão: áreas de captação, precipitação, consumos e outros

– Dimensionamento conforme NBR 15527.

  • Estudo de caso.

– Sistemas disponíveis de coleta, tratamento e reservação

– Qualidade da água e manutenção do sistema

INSTRUTOR

Leonardo Nogueira: MSc Engenharia Ambiental; Pós Engenharia Sanitária e Ambiental; Pós Engenharia de Segurança do Trabalho; Engenheiro Civil, Professor da UERJ na pós em Engenharia Sanitária e Ambiental 2014 a 2016; Professor de Hidráulica na Engenharia Civil da Estácio 2013. Instrutor no curso de Laudo Vistoria Predial das instalações hidrossanitárias no CREA-RJ e no SARJ, Professor do MBA em Qualidade, Meio Ambiente e Segurança do SENAC, Professor da pós em Engenharia de Segurança em Universidade Paulista.

INSCREVA-SE

Valor do investimento

R$ 650,00

* Desconto de 10% para estudantes e profissionais regularizado em dia com o CREA-RJ

Telefones
 
(21)3429-9058 / 98230-2240

INFORMAÇÕES

INSCREVA-SE
bottom of page