APRESENTAÇÃO

 

O WORKSHOP DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL

Uma das principais causas de acidentes de trabalho graves e fatais se deve a eventos envolvendo quedas de trabalhadores de diferentes níveis. Inúmeros são os possíveis acidentes de trabalho na área de Segurança e Saúde Ocupacional. Pode-se apontar alguns como os riscos de queda em altura, o suporte de vida básico aplicado de forma incorreta, a entrada em espaços confinados sem conhecimento prévio de como se comportar durante a realização da tarefa e principalmente a ausência da prevenção de acidentes no interior das organizações. Ciente disso, o IBQI  decide promover um Workshop que discuta a questão da Segurança e Saúde Ocupacional através de treinamentos específicos na área. 

Através do Workshop de CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, busca-se a instrução técnica quanto a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador, utilizando como ferramenta  CIPA.

A discussão sobre a NR 33, Espaço Confinado, busca Garantir a entrada, o trabalho e a saída segura dos espaços confinados, através da implantação de medidas de proteção, que devem ser estabelecidas a partir dos riscos existentes no espaço confinado, antes da entrada e dos riscos gerados na atividade a ser realizada. É importante determinar o impacto do ambiente externo sobre o interior do espaço confinado, bem como as condições e atividades realizadas no espaço confinado que possam afetar as áreas adjacentes, inclusive comunidades vizinhas e o meio ambiente. Emissões de equipamentos, vazamentos de produtos perigosos, exaustão de gases, contato com linhas de força energizadas, rompimento de tubulações subterrâneas, tráfego de animais, pessoas e veículos, chuvas e ventos, entre outros riscos, devem ser avaliados.

A NR 35, Trabalho em Altura, busca assegurar a segurança dos trabalhadores em relação aos trabalhos realizado em altura. A criação de uma Norma Regulamentadora que atenda a todos os ramos de atividade é um importante instrumento de referência para que estes trabalhos sejam realizados de forma segura. A criação de um instrumento normativo não significa contemplar todas as situações existentes na realidade fática. Esta nova Norma trabalha realidades complexas e dinâmicas e uma nova para trabalhos em altura. Busca-se contemplar as mais variadas atividades como a de telefonia, de transporte de cargas por veículos, de transmissão e distribuição de energia elétrica, de montagem e desmontagem de estruturas, plantas industriais, armazenamento de materiais, dentre outros. Por mais detalhadas que as medidas de proteção estejam estabelecidas na NR, esta não compreenderia as particularidades existentes em cada setor. Por isso a presente NR 35 foi elaborada pensando nos aspectos da gestão de segurança e saúde do trabalho para todas as atividades desenvolvidas em altura com risco de queda, e concebida como norma geral, a ser complementada por anexos que contemplarão as especificidades das mais variadas atividades.

Suporte Básico de Vida (SBV), pode ser definido como um conjunto de medidas e procedimentos técnicos que objetivam o suporte de vida à vítima até a chegada da equipe de emergência. Traçando um padrão para atendimento, tendo objetivo principal não agravar lesões já existentes ou gerar novas lesões (iatrogênicas). Um rápido e preciso SBV pode proporcionar até 60% de chance de sobrevivência. O suporte básico de vida (SBV) compreende etapas que podem ser iniciadas fora do ambiente hospitalar e realizadas por leigos, devidamente capacitados e informados, aumentando a sobrevida e diminuindo as sequelas das vítimas atendidas. É um poderoso instrumento que contribui proporcionando para que a organização ofereça maior segurança a seus colaboradores no desempenho de suas funções laborais.

Desta forma o Workshop de Segurança e Saúde Ocupacional conta com profissionais experientes que através de seu conhecimento desejam ofertar informações que acrescentarão a profissionais e interessados na área. 

INFORMAÇÕES GERAIS

 
Objetivo

Instruir através de informações práticas e teóricas para capacitar os participantes na realização de atividades na área de Segurança e Saúde Ocupacional como CIPA, NR 33 - Espaço Confinado, NR 35 - Trabalho em Altura  e SBV - Suporte Básico de Vida apresentando os requisitos mínimos e as medidas de proteção para realização destas atividades envolvendo o planejamento, a organização e a execução garantindo a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com estas atividades.​

Palestrantes

Jadir Souza dos Santos , MBA em Sistema de Gestão Integrada de QSMS-RS -SENAC., Graduado em Gestão Ambiental – pela Unigranrio CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO, Auditor líder em SGI (Sistema de Gestão Integrada). Técnico de Segurança do Trabalho – Cruz Vermelha Brasileira, Controlador de processo Químico Bayer /S/A Analista de segurança e meio Ambiente Bayer/SA    Supervisor de espaço confinado BAYER/SA, Supervisor de trabalho em altura TOTALITAS. Instrutor do Senac RJ em segurança do trabalho e meio ambiente. Diretor operacional da empresa JPE. Instrutor em Saúde e Segurança do Trabalho do Instituto Brasileiro da Qualidade e Inovação – IBQI.

 

Wanderson de Oliveira Ferreira, Instrutor Resgatista Pleno; Licenciado em Educação Física; Técnico de Segurança do Trabalho em formação; Inspetor de EPI credenciado pela Task/Singing Rock/Petzl; Curso de Resgate Técnico Vertical Avançado - realizado pela Task em Ago/2011; Programa de Desenvolvimento de Instrutor de Resgate em Espaços Confinados - Realizado pelo Grupo Terra Resgate em Mai/2013; Curso de Segurança nos Trabalhos em Espaço Confinado para Supervisor 40 horas – realizado pela Totalitas em Set/2013; Curso de Segurança nos Trabalhos em Espaços Confinados Capacitação Anual para Supervisores – realizado pela Totalitas em Out/2016; Curso de Atendimento Pré Hospitalar Básico – realizado pelo Grupo Terra Resgate em Jun/2013; Curso de Suporte Básico de Vida e Primeiros Socorros para Profissionais de Saúde - realizado pela Totalitas em Jun/2015; Curso de Resgate Vertical em Altura - realizado pela Spelaion/Petzl em Mai/2013; Curso de Supervisor de Trabalho em Altura NR-35 - realizado pela Totalitas em Set/2014; Curso de Progressão em Cordas e Resgate em Altura - realizado pela Totalitas em Mai/2015

Programação dia 17 de abril

17h00min às 17h30min – Acolhida ao público

17h30min às 17h40min – Abertura (Boas vindas) - Professor Bruno F. R. dos Santos –  Presidente do IBQ

17h40min às 19h20min - Início das palestras em CIPA e SBV  – Professores Jadir Souza dos Santos e Wanderson de Oliveira Ferreira

19h30min às 20h20min - Abertura para dúvidas e questionamentos do público 

20h20min às 20h30min - Encerramento da palestra

Programação dia 19 de abril

17h00min às 17h30min – Acolhida ao público

17h30min às 17h40min – Abertura (Boas vindas) - Professor Bruno F. R. dos Santos –  Presidente do IBQ

17h40min às 19h20min - Início das palestras em NR 33 e NR 35  – Professores Jadir Souza dos Santos e Wanderson de Oliveira Ferreira

19h30min às 20h20min - Abertura para dúvidas e questionamentos do público 

20h20min às 20h30min - Encerramento da palestra

Certificado

Aos alunos que participarem o workshop será fornecido um certificado de participação emitido pelo CREA-RJ e IBQI. 

​Segurança da informação

Durante as aulas do curso não serão permitidas gravações ou filmagens de qualquer tipo.