APRESENTAÇÃO

 

O WORKSHOP DE QSMS-RS 

O IBQI entende que nos últimos anos, mais precisamente nas últimas quatro décadas, a sociedade tem experimentado inúmeras transformações, impactando diversas áreas tais como ambientais, sociais, econômicas e culturais. Este impacto tem produzido variáveis que afetam a sociedade e  é percebido a medida em que gera um processo acelerado de mudanças comportamentais em todos os setores. Destaca-se esta mudança para o campo corporativo, onde as empresas necessitam descobrir e desenvolver procedimentos adequados a esse fato e que possibilitem o envolvimento e comprometimento de seus membros, gerando um ambiente que alcance aos seus objetivos, suas metas e principalmente o seu crescimento. E neste ambiente surge o contexto do QSMS-RS.

O conceito da importância da gestão de QSMS-RS  tem seu surgimento  por volta da década de 70 com conferências sobre meio ambiente, saúde ocupacional ,segurança do trabalho e problemas sociais ,atingindo a sua maior exposição sobre estes conceitos nos últimos anos. Com a presença da globalização na indústria este modelo de gestão torna-se uma grande vantagem competitiva. O estabelecimento da gestão de QSMS-RS pode ser entendido como o resultado da constante pressão do mercado, no qual  independentemente de onde se localizam as empresas, seus clientes exigem uma nova postura empresarial onde a presença  da  mídia faz com que atentemos as empresas que não respeitam o meio ambiente, não trabalham com a qualidade, ignoram a saúde e segurança ocupacional e se isentam da responsabilidade com a sociedade. Este contexto não se limita a cidade, a países e continentes. Este contexto é globalizado.  

Este contexto faz com que as organizações repensem a sua gestão diante das necessidades que o mundo se apresenta. Por exemplo, as transformações que o mundo passa na questão ambiental, as adaptações no campo trabalhista, o esclarecimento do consumidor diante do que deve ser consumido, as regulações e o comprometimento social são elementos que tem constantemente estimulado  a ser conduzido, e quais as conseqüências que isso gera na sua administração. E da mesma forma que o homem passa por essas mudanças, as teorias administrativas também evoluem acompanhando as tendências, como por exemplo, a gestão da qualidade, segurança, meio ambiente e responsabilidade social (QSMS-RS) que são componente de diversos pensamentos,escolas  e organizações que estimulam importantes modificações  na administração, e que conseqüentemente exercem influências no desempenho estrutural de trabalho. 

Na atualidade, o IBQI entende a necessidade de aprofundamento na discussão do QSMS-RS através das Normas de referência de cada uma das áreas de atuação. E desta forma, reúne-se profissionais competentes e com vasta experiência nas suas áreas de atuação para promover o debate e geração de conhecimentos através deste Workshop.  

INFORMAÇÕES GERAIS

 
Objetivo

Promover o conhecimento sobre QSMS-RS através de palestras ministradas por profissionais que possuem experiência e entendimento sobre a área. Proporcionar aos participantes trocas que agreguem valores e conhecimentos sobre a área. 

Palestrantes

Ana Nascimento:  Mestre em Sistemas de Gestão pela UFF, MBA Total Quality Management pela SIDA - Suécia, MBA em Sistema de Gestão pela Qualidade Total pela UFF, Graduada em Física pela Faculdade Souza Marques e Formada em Técnica em Mecânica pelo CEFET-RJ. Pesquisadora Tecnologista em Metrologia e Qualidade do Inmetro, avaliadora e auditora-líder, coordenadora e instrutora do Curso de Formação de Auditor-Líder do Inmetro reconhecido pela OPC Abendi/RAC, lecionou no mestrado profissional do Inmetro, na graduação e pós-graduação da FATEC e por 10 anos na graduação e pós-graduação da Universidade Estácio de Sá no departamento de Engenharia. Membro dos grupos de estudo das normas da ABNT/CB 25 das ABNT NBR ISO 19011, 9001, CEE-111 da NBR 16001, 16003 e do PC 288 da norma Internacional de Educação. Instrutora em gestão e auditoria nas áreas da qualidade e responsabilidade social e do Curso de Formação de Auditor-Líder do Instituto Brasileiro da Qualidade e Inovação – IBQI.

Renato Castro:  Pós-graduação Engenharia de Processamento de Gás Natural – UFRJ. Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo CEFET-RJ. Graduação em Engenharia Mecânica pelo CEFET – RJ. Atua no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – Crea-RJ como Controlador. Atuou na PETROBRAS S/A como Engenheiro de Segurança do Trabalho. Atuou na Personal Service Recursos Humanos como Gerente de Segurança / Meio Ambiente / Saúde. Atuou na DIEFRA Engenharia e Consultoria Ltda como Coordenador Executivo de Segurança / Meio Ambiente / Saúde Atuou na BRASFELS  S.A. como Coordenador de Segurança e Meio Ambiente. Auditor Líder na Norma ABNT NBR ISO 9001:2015 e lecionou na Pós-graduação da UFRJ na área de Segurança e Saúde do Trabalho.

Bruno dos Santos :   Pós Graduado em Gestão e RH pela IAG-PUC-RJ, Graduado em Filosofia pela PUC-RJ, Graduado em Ciências Sociais oela PUC-Rio, Diretor Presidente do IBQI - Instituto Brasileiro da Qualidade e Inovação, lecionou na graduação de Gestão Ambiental da FATEC, Lecionou pós-graduação da FATEC em QSMS-RS,   Diretor Presidente da Caafé - Cia de Arte e Afetividade, Membro dos grupos de estudo das normas da ABNT NBR ISO 19011, 9001, CEE-111 da NBR 16001, Auditor Líder e Consultor nas áreas de Responsabilidade Social, Gestão da Qualidade e Inspeção Veicular.

Mariana Fellows: Pós-graduada Organizações e Estratégias  pela UFF. Graduada em Biologia pela UFF. Experiência em gestão e controle ambiental de indústrias. Experiência em projetos que visam a implementação e o aprimoramento de sistemas integrados de gestão (Qualidade, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente, Saúde Ocupacional, Responsabilidade Social e Segurança de Alimentos). Auditora Líder em auditorias ambientais de conformidade legal, de manejo florestal e de sistema de gestão ambiental e sistemas integrados de gestão.. Membro dos grupos de trabalho do Comitê Brasileiro de Gestão Ambiental da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT/CB-38)

Programação

17h00min às 17h25min – Acolhida ao público

17h30min às 17h40min – Abertura (Boas vindas) - Professor Bruno F. R. dos Santos –  Presidente do IBQ

17h40min às 19h20min - Início da palestra: 

Professora Ana Julia Nascimento – Msc Sistema de Gestão - Qualidade

Professora Mariana Fellows – ABNT NBR ISO 14001:2015 - Meio Amabiente

Professor Bruno dos Santos – ABNT NBR 16001:2012 - Responsabilidade Social

Professor Renato Castro – OHSAS18001:2007 (ISO 45001) - Saúde e Segurança Ocupacional

19h20min às 20h20min - Abertura para dúvidas e questionamentos do público 

20h25min às 20h30min - Encerramento da palestra

Certificado
Aos alunos que participarem o workshop será fornecido um certificado de participação emitido pelo CREA-RJ e IBQI. 

​Segurança da informação

Durante o Workshop não serão permitidas gravações ou filmagens de qualquer tipo.