top of page

Curso de Interpretação da Norma ABNT  NBR ISO/IEC 17025:2017 - Requisitos Gerais para Competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração 

Introdução

A norma ABNT NBR ISO/IEC  17025 foi atualizada e publicada, em 19 de dezembro de 2017.

A Norma facilitará a cooperação entre laboratórios e outros organismos, e auxiliará no intercâmbio de informações e experiência, bem como na harmonização de normas e procedimentos.

Dentro do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade no que diz respeito a certificação de produtos, é importante salientar a importância na atualização da Norma na formação e proficiência dos auditores e consultores.

Objetivo

Dar conhecimento sobre a nova estrutura e as principais mudanças da nova norma ABNT NBR ISO/IEC 17025: 2017, para adequação de requisitos gerais para a competência, imparcialidade e operação consistente de laboratórios e sobre o processo de transição.

 

Público Alvo

Laboratórios acreditados e postulantes, autoridades regulamentadoras, organismos certificadores de produtos, organizações, consultorias e outros que utilizam a Norma para confirmar ou reconhecer a competência de laboratórios. 

Pré- requisito

Não aplicável. 

Conteúdo Programático

Histórico da Norma

Processo de Transição

Introdução

Escopo 

Referência Normativa

Termos e definições

Requisitos Gerais

Requisitos de Estrutura

Requisitos de Recursos

Requisitos de Processos

Requisitos de Sistemas de Gestão

Metodologia

Teoria e prática (exercícios).

Carga Horária

16 horas.

Certificado

Os participantes que completarem o curso será fornecido certificado de participação, emitido pelo IBQI e CREA-RJ. 

Segurança da informação

Durante as aulas do curso não serão permitidas gravações ou filmagens de qualquer tipo.

Informações gerais

Será fornecido ao participante parte do material didático em meio físico. Recomendamos então que os participantes levem seus computadores pessoais.  

Intrutoras

Janice Pereira de Brito, Mestre em Metrologia para Qualidade Industrial - Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC, Graduada em Física - Fundação Técnica-Educacional Souza Marques e Técnica em Eletrotécnica Escola Técnica Visconde de Mauá. Guest Worker in the Electrical of the NRC/Canadá, II Advance School on    Evalution of Uncertainty in Measurement, Operation of the NPL Cryogenic Current Comparator Bridge       NPL Inglaterra. Pesquisadora tecnologista em metrologia e qualidade, aposentada pelo Inmetro, onde atuou como Chefe Substituta do Laboratóriode Resistência Inmetro/Dimci/Diele/Lares, Chefe do Laboratório de Resistência e Gestora de Suporte à Rede Brasileira Metr. Legal Qual. do Inmetro - RBMLQ-I.

Atualmente Avaliadora de Acreditação de Organismos de Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade – NBR ISO 9001, Avaliadora Líder – Requisitos de Sistema de Gestão da Norma ISO/IEC 17025 – Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro – Cgcre, Avaliadora Técnica - Requisitos Técnicos da Norma ISO/IEC 17025 – Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro – Cgcre e Instrutora e auditora da Norma NBR ISO/IEC 17025 – Instituto Brasileiro da Qualidade e Inovação - IBQI

Ana Julia Ramos, Mestre - Sistemas de Gestão, Especialista em Sistema de Gestão pela Qualidade Total, Expert – Quality Management – Sweden e Graduada em Física. Pesquisadora Tecnologista em Metrologia e Qualidade do Inmetro – aposentada. Atualmente Diretora Técnica do IBQI. Avaliadora e auditora líder com experiência nacional e internacional. Auditora líder da CoppeQ – UFRJ e avaliadora da OPC A4 Quality. Atuou como coordenadora e instrutora do Curso de Formação de Auditor-Líder do Inmetro reconhecido pela OPC Abendi/RAC, lecionou no mestrado profissional do Inmetro, na graduação e pós-graduação da Faculdade de Tecnologia do SENAC e por 10 anos na graduação e pós-graduação da Universidade Estácio de Sá no departamento de Engenharia. Membro de grupos de estudo da ABNT, Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS e BRICS da Coppe. Consultora, instrutora e auditoria nas áreas de gestão da qualidade, responsabilidade social, do Programa de Acreditação de Operadoras da ANS com base na Resolução Normativa 277 e Antissuborno. Coordenadora e Instrutora dos cursos de formação de auditor e avaliador pelo Instituto Brasileiro da Qualidade e Inovação – IBQI.

Formulário de Inscrição 17020

FOR-FI-006 - Rev. 03 - Ago/16

bottom of page