top of page

Formação de Auditor Líder de Sistemas de Gestão de Antissuborno e Compliance

Introdução

Suborno é um fenômeno generalizado. Ele causa sérias preocupações sociais, morais, econômicas e políticas, debilita a boa governança, dificulta o desenvolvimento, distorce a competição, aumenta o custo de fazer negócios, introduz incertezas nas transações comerciais, eleva o custo dos bens e serviços, diminui a qualidade dos produtos e serviços.


As organizações têm, portanto, responsabilidade de contribuir proativamente para o combate do suborno. Isto pode ser alcançado por meio de um sistema de gestão antissuborno, que tem sido desenvolvido através da Norma NBR ISO 37001:2017, e por meio de uma liderança comprometida no estabelecimento de uma cultura de integridade, transparência, abertura e compliance.

É esperado que uma organização bem gerenciada tenha uma política de compliance apoiada por sistemas de gestão apropriados, para auxiliá-la no cumprimento das suas obrigações legais e no comprometimento com a integridade. Portanto as organizações reconhecem a auditoria como uma ferramenta que agrega valor a qualquer tipo de sistema de gestão. Neste sentido, a formação de auditores de alto nível é fundamental para o sucesso sustentável das organizações. Pois o processo de auditoria fortalece e visa a melhoria da gestão corporativa dos riscos de suborno que a organização enfrenta. 

Objetivo

 

Nosso curso foi desenvolvido para atender aos mais rigorosos requisitos internacionais de auditoria de Alto Nível, formação de auditores líderes de sistemas de gestão antissuborno com base em sistemas de gestão de compliance e qualificação de futuros auditores. Nosso conteúdo programático é o mais indicado para quem pretende realizar e participar de Auditorias de Alto Nível para avaliação da conformidade dos requisitos de ABNT NBR ISO 37001:2017 - Sistemas de gestão antissuborno — Requisitos com orientações para uso e na ISO 19600, Compliance management systems – Guidelines - tradução da ABNT e com foco em padrões comportamentais definidos na atual Norma ABNT NBR ISO 19011:2018- Diretrizes para auditoria de sistemas de gestão.

 

Este curso possui grande procura para os que pretendem participar do processo de preparação ou manutenção de organizações para a certificação ou auto declaração de sistemas de gestão.

 

 

Público Alvo

 

Pessoas e organizações interessadas ou que atuam nas áreas/funções:

 

 - Acreditação/Avaliadores;

 - Certificação/Auditor;

 - Consultoria/Consultor;

 - Programação de Auditoria/Programador;

 - Gestão de Sistemas/Gestor como foco na melhoria;

 - Auditoria Interna /Auditor e instrutor para formação de auditores internos.

 

Pré-requisito

 

O pré-requisito no mínimo ensino médio completo ou equivalente, e informação prévia da atual norma ABNT NBR ISO 37001:2017 - Sistemas de gestão antissuborno — Requisitos com orientações para uso ​

 

 

Conteúdo Programático

 

- Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade – SBAC;

- Sistema Brasileiro de Normalização – SBN;

- Direito internacional (FCPA Resource Guide e Diretrizes do Ministério da Justiça do Reino Unido (UKBA))

- Diretrizes da CGU 

- Guia de Boas Práticas da OCDE

-Transparência Internacional

- Decreto 8.420/2015 (Regulamenta Lei 12.846/2013)

- Cadastro Pré-ética

- ABNT NBR ISO 9000:2015 - Sistemas de gestão da qualidade — Fundamentos e vocabulário

- Visão Geral da ABNT NBR ISO 37001

- Visão Geral da ISO 19600, Compliance management systems – Guidelines - tradução da ABNT

- Visão Geral da ABNT NBR ISO 31010

- Documentação (Informação Documentada) do Sistema de Gestão da Qualidade com base ABNT ISO/TR 10013:2002 - Diretrizes para a documentação de sistema de gestão da qualidade.

 

 

 ABNT NBR ISO 19011:2018- Diretrizes para auditoria de sistemas de gestão

 

- Termos e definições; - Princípios de auditoria;

- Tipos e métodos de auditoria;

- Competência, avaliação e registro de auditores;

- Gerenciamento de um programa de auditoria;

- Execução de uma auditoria;

- Elaboração de relatório de análise crítica da documentação;

- Elaboração do plano de auditoria;

- Elaboração de documentos de trabalho, Lista de verificação;

- Reunião de abertura; - Condução da auditoria;

- Comunicação durante a auditoria;

- Atribuindo papéis e responsabilidades dos guias e observadores;

- Coletando e verificando informações;

- Gerando constatações da auditoria;

- Enquadramento de Não Conformidades e Relatórios de Não Conformidade;

- Preparando as conclusões da auditoria;

- Reunião de Encerramento;

- Elaboração de Relatório de Auditoria;

- Acompanhamento e Ação Corretiva. ​

Metodologia

Atividades em grupo, que são definidos com base no resultado do psicoteste realizado pelos participantes. Exercícios práticos com base em vivências, testes e simulações ao longo de todo o curso, que requer a participação integral dos participantes.

No máximo de 20 participantes por turma que e serão submetidos a avaliação continuada de sua participação e desempenho, nos trabalhos de grupo, durante a apresentação dos temas em sala e nas tarefas atribuídas. No último dia do curso uma prova final escrita.

 

 

Carga Horária

 

O curso tem carga horária de 48 horas (somadas 2h da prova final escrita), incluídas as atividades de grupo levam à dedicação de 6 (seis) sábados, além das tarefas atribuídas durante as aulas que serão administradas pelos membros do grupo, como equipe, no decorrer da semana.

 

Certificado

Os participantes que concluírem o curso e atenderem com sucesso os requisitos de frequência e aproveitamento receberão o certificado de aprovação emitido pelo IBQI.

 

Informações Gerais

 

Este curso foi desenvolvido, com fundamentos da educação coorporativa, para se aproximar dos limites de pressão e tensão que existem na execução de uma auditoria real em uma organização.

Nossa equipe de instrutores possui experiência nacional e internacional em avaliações e auditorias, visto que nossa finalidade é formar potenciais auditores nos princípios e práticas de auditorias de sistemas de gestão em Alto Nível. 

O programa inclui uma visão geral das ABNT NBR ISO 37001:2017 - Sistemas de gestão antissuborno — Requisitos com orientações para uso e na ISO 19600, Compliance management systems – Guidelines - tradução da ABNT, pois o entendimento na norma será base para participação nas aulas e na simulação de auditoria.

Os participantes serão submetidos a uma avaliação prévia de conhecimento das normas ABNT NBR ISO 37001:2017 - Sistemas de gestão antissuborno — Requisitos com orientações para uso e na ISO 19600, Compliance management systems – Guidelines - tradução da ABNT, e um psicoteste adquirido no Conselho Regional de Psicologia - CRP, escolhido com base na NBR ISO 19011:2012 referente ao comportamento pessoal e habilidades, aplicado e avaliado por nossa psicóloga com registro no CRP.    

O programa do curso é em regime intensivo e exige obrigatoriamente a participação nas aulas e comprometimento com a realização das tarefas atribuídas aos grupos como equipe.  

Havendo ausência em duas ou mais horas o participante não receberá o certificado.

Os participantes que não atingirem o grau de aproveitamento na avaliação continuada deverão realizar um novo curso.                     

Os participantes que não atingirem o grau de aproveitamento para aprovação, somente na prova final, terão a possibilidade de realizar uma segunda chance no prazo de 12 meses a contar da data da realização da prova final escrita.

 

Segurança da informação

 

Durante as aulas do curso não serão permitidas gravações ou filmagens de qualquer tipo.

 

 

Cursos Auditor Líder 9001
bottom of page