1/1

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

 
 

Objetivo

Nosso curso é para formação de Auditor Líder de Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional e foi desenvolvido para atender aos rigorosos requisitos nacionais e internacionais para certificação de Auditores de Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional – SGSSO, e é o mais indicado para quem pretende participar de auditorias ou gestão de Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional com base na norma ISO 45001:2018.

Público Alvo

Pessoas ou organizações interessadas nas áreas/função de:

 

 - Acreditação/avaliadores;

 - Certificação de organizações/auditor;

 - Consultoria/ consultor;

 - Programação de auditoria / programador;

 - Gestão de sistemas das organizações / gestor de organizações com foco na melhoria;

 - Auditoria interna / auditor interno e ou instrutor na formação de outros auditores internos.

Pré- requisito

O pré-requisito compreende o ensino médio (antigo segundo grau) completo ou equivalente, e informação prévia da norma ISO 45001:2018 - Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional – Requisitos com orientação para uso, para realização de pré-teste de nivelamento.

Conteúdo Programático

Sistemas da Qualidade

- Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade – SBAC e Sistema Brasileiro de Normalização - SBN

- Visão geral do processo de migração da OHSAS 18001para a ISO 45001

- Sistema de Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional – Evolução e Conceitos

- Elementos do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO)

 

- Visão Geral da ISO 45001:2018 - Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional – Requisitos com orientação para uso

- Documentação (Informação Documentada) do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional.

- ABNT NBR ISO 19011:2012; 

- Diretrizes para auditoria de sistemas de gestão;

- Termos e definições; - Princípios de auditoria;

- Tipos e métodos de auditoria;

- Competência, avaliação e registro de auditores;

- Gerenciamento de um programa de auditoria;

- Execução de uma auditoria;

- Elaboração de relatório de análise crítica da documentação;

- Elaboração do plano de auditoria;

- Elaboração de documentos de trabalho, Lista de verificação;

- Reunião de abertura; - Condução da auditoria;

- Comunicação durante a auditoria;

- Atribuindo papéis e responsabilidades dos guias e observadores;

- Coletando e verificando informações;

- Gerando constatações da auditoria;

- Enquadramento de Não Conformidades e Relatórios de Não Conformidade;

- Preparando as conclusões da auditoria;

- Reunião de Encerramento;

- Elaboração de Relatório de Auditoria;

- Acompanhamento e Ação Corretiva.​

Metodologia

Atividades em grupo diurnas e noturnas, com ênfase em exercícios práticos, testes e simulações ao longo de todo o curso, que requer participação integral dos participantes.

O número máximo de 20 pessoas por turma e serão submetidos a avaliações permanentes de sua participação e desempenho.

A participação em sala, nos trabalhos de grupo e nas tarefas serão avaliadas durantes as aulas.

Para receber o certificado de aprovação o participante deverá passar na prova final e nas avaliações contínuas. O grau mínimo para aprovação no curso é de 70% em ambas as partes.

Carga Horária

O curso tem carga horária de 48 horas (somadas 2h da prova final escrita), incluídas as atividades de grupo levam à dedicação de 6 (seis) sábados, além das tarefas atribuídas durante as aulas que serão administradas pelos membros do grupo, como equipe, no decorrer da semana.

Certificado

Os participantes que concluírem o curso com aproveitamento receberão certificado de aprovação emitido pelo IBQI. Este certificado de aprovação demonstra que o participante atendeu, com sucesso, aos requisitos do curso e que, somados aos requisitos de formação, experiência de trabalho em qualidade e em auditorias permitirão sua atuação como Auditor Líder.

Segurança da informação

Durante as aulas do curso não serão permitidas gravações ou filmagens de qualquer tipo.

Informações gerais

Este curso foi concebido para se aproximar dos limites de pressão e tensão que existem em uma auditoria real.

Objetivo deste curso é treinar potenciais auditores nos princípios e práticas de auditoria de sistema de gestão. Portanto, o primeiro dia do programa inclui uma visão geral da ISO 45001:2018, pois o entendimento da norma será base para auditar.

O curso não foi desenvolvido com objetivo de interpretação da norma ISO 45001: 2018. Por esse motivo é de suma importância que os participantes façam uma leitura prévia para terem conhecimento da norma ISO 45001:2015 antes de participarem do curso e para o pré-teste de nivelamento.

É um programa em regime intensivo e exige obrigatoriamente a participação nas aulas durante o dia e nos trabalhos em grupo durante a noite.                      

Havendo ausência em duas ou mais horas o participante não receberá o certificado.

Os alunos que não atingirem o grau de aproveitamento para aprovação, somente na prova final, terão a possibilidade de realizar uma segunda chance no prazo de 12 meses a contar da data da prova final.

 

INFORMAÇÕES GERAIS

LOCAL DO CURSO

 Rua Visconde de Inhauma, 134 - 1533 - Centro, Rio de Janeiro - RJ

INSTRUTORES DO CURSO

Ana Nascimento:  Mestre em Sistemas de Gestão pela UFF, MBA Total Quality Management pela SIDA - Suécia, MBA em Sistema de Gestão pela Qualidade Total pela UFF, Graduada em Física pela Faculdade Souza Marques e Formada em Técnica em Mecânica pelo CEFET-RJ. Pesquisadora Tecnologista em Metrologia e Qualidade do Inmetro, avaliadora e auditora-líder, coordenadora e instrutora do Curso de Formação de Auditor-Líder do Inmetro reconhecido pela OPC Abendi/RAC, lecionou no mestrado profissional do Inmetro, na graduação e pós-graduação da FATEC e por 10 anos na graduação e pós-graduação da Universidade Estácio de Sá no departamento de Engenharia. Membro dos grupos de estudo das normas da ABNT/CB 25 das ABNT NBR ISO 19011, 9001, CEE-111 da NBR 16001, 16003 e do PC 288 da norma Internacional de Educação. Instrutora em gestão e auditoria nas áreas da qualidade e responsabilidade social e do Curso de Formação de Auditor-Líder do Instituto Brasileiro da Qualidade e Inovação – IBQI.

José Luís Fernandes: Engenheiro Mecânico pela UGF, Engenheiro de Segurança do trabalho pela PUC-RJ e pós-graduado em Gestão Ambiental pela UFRJ.  Gerente de QSMS das empresas americana Nov, Japonesa MODEC, DA Multinacional Shell, Etesco Óleo & Gás Empresa de Construção Brasileira, Souza Cruz Empresa Brasileira de Agronegócio e Tabaco. Engenheiro de Segurança do Trabalho BFY do Brasil, Coordenador Brasil de SMS BJ Services. Professor do Curso de Pós-graduação na Universidade Souza Marques e Instrutor em Gestão e Auditoria na área de sáude e segurança ocupacional do Instituto Brasileiro da Qualidade e Inovação - IBQI.

VALOR DO INVESTIMENTO 

Valor do investimento: R$ 2.800,00

Desconto de 10% para associados em dia com o CREA-RJ;

 

Parcelamos em até 5 x (1+4) S/ juros;

 

FORMULÁRIO E INSCRIÇÃO