Situação n° 1

 

Em uma auditoria de terceira parte realizada na empresa X os auditores trabalhavam pelo segundo dia seguido. Sendo assim, durante o processo de auditoria, um auditor líder solicita que um membro de sua equipe procure saber sobre a auditoria interna realizada no ano anterior. O membro procurou a pessoa responsável no setor de gestão da qualidade e a pessoa disse que a auditoria interna estava em uma parte da empresa inacessível. O auditor voltou até o seu líder e comunicou o que ocorreu durante a sua busca pela auditoria interna. Imediatamente o auditor líder pediu que o auditor fosse para outra parte da empresa realizar sua atividade e seguiu realizando a sua tarefa.   

Situação n° 2

Durante a auditoria, com base na norma ABNT NBR ISO 9001:2015, uma empresa que buscava a certificação recebia a visita do auditor líder e outros auditores que trabalhariam no processo. Entre esses auditores estava um auditor que estava em treinamento. O auditor pediu que ele realizasse a auditoria que tratava da política da qualidade. Como a missão que foi dada deveria ser cumprida o auditor solicitou três colaboradores para serem entrevistados. Ao perguntar o primeiro auditado sobre a política da qualidade não soube responder. Passado para o segundo auditado ele evidencia que este também não sabia responder. E o terceiro auditado ao ver os outros respondendo já se adiantou dizendo que não teria como responder porque também desconhecia. Sendo assim o auditor agradeceu, realizou as suas anotações e levou até o líder para que pudesse ver o resultado da auditoria realizada. 

Situação n° 3

Durante uma auditoria de terceira parte o auditor líder e sua equipe iniciaram uma reunião conforme definido no plano de auditoria. Recebido pela alta direção da equipe imediatamente iniciaram uma conversa falando sobre a empresa, sobre a crise da pandemia e as dificuldades momentânea de realizar o trabalho que a empresa se propõe. A alta direção alertou que a empresa funcionava com dificuldades porque algumas máquinas careciam de manutenção mas não tinham recursos suficientes para atender. Que mesmo desligando metade dos colaboradores a organização seguia com dificuldades devendo-se a necessidade de recursos não ser atendida. O auditor líder agradeceu a sinceridade e disse que a auditoria aconteceria conforme o planejado e durante o processo daria mais informações sobre possíveis conformidades e não conformidades encontradas.  

Situação n° 4

Na auditoria de uma empresa de construção civil o auditor caminhava pelo campo de construção quando com base na ABNT NBR ISO 9001:2015 decidiu realizar uma entrevista com um trabalhador que que atuava naquele canteiro. Quando perguntado sobre a política da qualidade, sobre a sua contribuição para a eficácia do sistema de gestão imediatamente o colaborador disse que não sabia nada daquilo. Apenas disse que não se importava com nada daquilo e que o seu objetivo final era levar a comida para casa e, se sobrasse algum trocado, gostaria de tomar a sua cerveja nos fins de semana para poder aguentar o tranco da semana seguinte. O auditor ouviu tudo aquilo e seguiu no canteiro procurando um novo entrevistado. Quando se deparou com um novo entrevistado fez as mesma perguntas que havia perguntado ao primeiro. Prontamente o entrevistado respondeu sobre a primeira pergunta e na segunda informou que possuía consciência de seu comprometimento com a organização e com a sociedade. Disse que não construía para que as suas construções tivessem problemas depois e que se ele fizesse bem a empresa sairia ganhando no mercado e consequentemente ele também. O auditor agradeceu e seguiu buscando novos auditados.